Resenha: Teorias da
comunicação nos estudos de Relações Públicas.
Neste
primeiro capitulo do livro encontramos um apanhado das principais teorias,
paradigmas e autores que fizeram parte do desenvolvimento de cada uma delas. Há
uma grande preocupação do autor do livro em ressaltar os principais nomes e
contribuintes para a realização dessas teorias.
Os
paradigmas usados são parte de um conjunto de estudos feitos ao longo dos anos.
Contribuindo para uma melhor análise da sociedade, utilizando os meios de
comunicação.
Vemos
que o autor relata as teorias de cada paradigma conforme a temporalidade dos
casos, nos dando entendimento sobre os principais pensamentos de cada autor a
respeito dos paradigmas. Os paradigmas abordados são: Funcionalista, Crítico,
Matemático Informacional, Culturológico, Midiológico Tecnológico e o Linguístico
Semiótico. Neles encontramos seus principais conceitos, características,
autores que com seus estudos fizeram parte da construção dessas teorias e a
influência que eles causaram na vida social das pessoas.
E ele
conclui que o principal desafio das teorias da comunicação é manter esse debate
a fim de encontrar diversas soluções e também que surjam novas teorias. Teorias
que sejam criadas, estudadas, e incluídas para melhor entendimento dos diversos
meios de comunicação.
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